Há mais ou menos 15 anos atrás, Camacã perdia a agência da caixa e por fim, a crise do cacau se estendia improcedentemente. No entanto, a cidade conseguiu amenizar sua crise, quando recebeu a fábrica da Malwee que hoje gera emprego e renda para o município com mais de 500 funcionários. Porém, a cidade que um dia foi um elo importante na economia baiana, merecia incontestavelmente de algo mais que pudesse diminuir o alto índice de desemprego, e acima de tudo, um estímulo no comércio local. .
A vinda da Caixa, aliás, o retorno da caixa para Camacã, significa não só mais um banco, mais um parceiro no crescimento e desenvolvimento do município como foi lembrado no discurso inicial de Sr. Grimaldo Ferreira Gerente geral da agência local.
Para que o sonho da caixa pudesse ser concretizado, não valeu apenas os esforços da CDL, Sindicatos, Associações, executivo, legislativo, deputados, mas, sobretudo, a importância de Camacan está sendo bem administrada com zelo ao dinheiro público com transparência e responsabilidade.
A prefeitura tem sim, um papel importante, quando cedeu o local para a construção da agência, na Praça Mário Batista, proporcionando para comerciantes que estão aproveitando para movimentarem seus negócios como restaurante, lanchonete, empresas de moto táxi, em fim, de alguma forma, a agência traz expectativas de bons negócios.
Cidades vizinhas como Pau Brasil, Mascote, Arataca, Itajú do Colônia, Santa Luzia, usufruirão da agência, fortalecendo o comércio e justificando a cidade de Camacã como um pequeno pólo que pode atender a todos e se tornar uma cidade próspera. O presidente da Câmara de vereadores Didico lembrou de sua visita a Brasília com demais vereadores em audiência com o deputado federal Roberto Brito nesse mesmo intuito da vinda da Caixa.
A prefeita Ângela Castro, em seu discurso, muito emocionada, disse da sua felicidade do retorno da agência e aproveitou para agradecer a deputada Federal Alice Portugal, amiga de Camacã, através de seu representante vereador Wenceslau Junior de Itabuna, pelas emendas que tem conseguido para a cidade, de certa forma retribuindo pela boa votação que aqui obteve na última eleição. A prefeita lembrou também a luta da CDL, SINDSERV, da professora Conceição, na participação de reuniões realizadas pela caixa. A prefeita destacou a parceria importante com a câmara de vereadores, durante o processo da instalação da agência.
O Sr. Luís Antonio de Souza, Superintendente Regional Sul da Bahia, fechou a solenidade e agradeceu a parceria da prefeitura que a todo instante, esteve presente nas reuniões, se colocando a disposição, inclusive na parceria do local onde a caixa funcionou temporariamente um ano e na doação do local para instalação da agência atual.
A Solenidade de inauguração aconteceu na noite de terça feira 20 de março. Estiveram presentes a solenidade de inauguração da Caixa, a equipe da direção da fábrica da Malwee, Fernando Vargens (ADAB), Renato Lisboa ( Coordenador Regional -SEBRAE), Fernando( presidente- CDL), Jorge Barbosa ( presidente Sindicato dos bancários /Itabuna), Secretários municipais: Zé Humberto- Finanças, Amúlio Loureiro- Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Educação e vice prefeita Ilce Tourinho, Meio Ambiente, Flávia Lima e Assistência Social Niete Sena. Vereadores Professor Eduardo, Marcão, Helena de Irá, Bado, Oziel e Josué, além de empresário, comerciantes, comunidade em geral.
21 de mar. de 2012
Sonho realizado! A Caixa Econômica Federal foi inaugurada oficialmente em Camacã
Postado por
Imprensa do Sul da Bahia
às
21.3.12