10 de abr. de 2012

Mutirão de Citologia Oncótica é realizado no município sede e distritos

A partir desta terça-feira, equipes da Secretaria de Saúde realizam palestras e exames preventivos contra o câncer do colo do útero.
O 8 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer.  Em razão desta data, designada para sensibilizar a população do mundo inteiro sobre a importância do combate ao câncer, a Secretaria de Saúde de Camacã estará organizando o Mutirão de Citlologia Oncótica na sede e distritos do município. 
Através do exame de Citologia Oncótica (popularmente conhecido como Papanicolau ou simplesmente Preventivo) é que pode ser detectado o câncer de colo de útero. A doença é cada vez mais freqüente, chegando a significar a segunda maior causa de morte entre mulheres no Brasil, segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).


Visando reduzir estes riscos, o Mutirão será realizado nos dias e locais descritos na tabela ao lado. Na oportunidade acontecerão palestras explicativas sobre o câncer de mama e de colo de útero. Em seguida, as mulheres que estiverem interessadas poderão submeter-se ao exame Preventivo.  Para realizá-lo basta que as mulheres se dirijam a estas localidades munidas do cartão SUS e do Cartão da Família da unidade de saúde onde ela costuma ser atendida.


DATA LOCALIDADE LOCAL    
10/04/2012 Leoventura
Posto Novo   
11/04/2012 Jacarecí
Posto de Saúde   
12/04/2012 São João do Panelinha Posto Bairro Novo   
13/04/2012 Camacã (Cidade Alta) Centro Cultural   
16/04/2012 Camacã (Centro) Câmara de Vereadores  
O Mutirão visa, dessa forma, sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero, além de, se for o caso, identificar precocemente a doença para facilitar assim o seu tratamento.
Saiba mais sobre o câncer de colo de útero
O exame preventivo é capaz de detectar alterações nas células do colo do útero, parte que liga este órgão à vagina. Caso estas células alteradas não seja tratadas precocemente, elas podem se transformar em um câncer. O exame identifica igualmente a presença de infecções vaginais, tais como verrugas e herpes genitais.
O risco de mortalidade por câncer do colo do útero pode ser 100% evitado se o diagnóstico for dado em sua fase inicial. Por isso é recomendado que as mulheres realizem o exame preventivo pelo menos uma vez por ano. 
Segundo dados do INCA, o maior índice de incidência da doença é identificado entre mulheres de 40 a 60 anos. A prevenção pode ser feita praticando exercícios físicos regularmente e mantendo um hábito alimentar saudável. Já os riscos aumentam quando ocorre a infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), a multiplicidade de parceiros sexuais baixa ingestão de vitaminas A e C, entre outras causas.
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019