Um jequitibá com aproximadamente 400 anos de idade medindo mais de 70 metros de altura, localizado entre a BR-101 e o Município de Santa Luzia, foi a baixo na madrugada desta segunda-feira(10). A árvore quadricentenária vinha há muitos anos sofrendo com o peso da idade devido aos ataques das pragas a seu tronco e raiz, e não suportando as enfermidades e caiu caiu de velhice no centro da pista.
O velho jequitibá, que ficava em uma roça de cacau, atravessou mais de quatro séculos, presenciou o tempo rico da lavoura cacaueira e estava lá quando quando a vassoura de bruxa varreu do mapa as riquezas do cacau.
A árvore era legitimamente reconhecida como um dos grandes símbolos remanescentes e representantes legais da mata atlântica do Sul da Sul da Bahia, e foi alvo de muitos curiosos, estudiosos e pesquisadores. Nos nos últimos anos enfrentou sérios problemas por causa da idade. Com a queda, vários veículos, motocicletas e ônibus ficaram de impedidos de seguir viagem em ambos os sentidos, o Ibama foi acionado.
O Jequitibá era grandioso, tinha muitos admiradores e chamava a atenção pela sua imponência e robustez. Há informações que o vento forte e a forte chuva que caiu na região nas últimas horas, pode ter contribuído para a destruição e queda do gigante. As comunidades do Município de Santa Luzia e Camacã, estão consternadas com a queda do Jequitibá, pois era um um dos atrativos para quem passava de viagem entre a BR-101 e o Município de Santa Luzia.