Uma disputa entre vizinhos forçou o Facebook a apagar algumas postagens publicadas na rede social. Na quarta-feira, o juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, em São Paulo, determinou que a empresa tinha 48 horas para remover conteúdo envolvido em uma ação por danos morais e materiais movida pelo dentista Eudes Gondim Júnior contra a apresentadora de TV Luize Altenhofen.
"Uma vez informado o conteúdo ilegal em questão, a ordem judicial foi cumprida", informou o Facebook no início da noite desta quinta-feira.
O caso teve início em janeiro deste ano. O processo, por danos morais e materiais, foi movido por Gondim contra a apresentadora. De acordo com a acusação, um cachorro da artista teria invadido a casa do dentista e ameaçado sua família. Como reação, Gondim atingiu o animal com um barra de ferro. O cão ficou machucado, mas não morreu.
Inconformada com a situação, a artista teria batido com o carro no portão do dentista e publicado no Facebook comentários ofensivos, incluindo o endereço de Gondim. Segundo a defesa, o cachorro teria sido agredido sem justificativa.
— Quando ela colocou no Facebook, a história se espalhou. Meu cliente chegou a ser chamado de assassino — afirma o advogado de Gondim, Paulo Roberto Esteves, que diz ter anexado ao processo o endereço URL de cerca de 20 páginas com as mensagens consideradas ofensivas.
"Sujeito às leis brasileiras"
Em abril, a Justiça determinou, em tutela antecipada, que o Facebook retirasse os comentários do ar. Para tal, a empresa pediu que os endereços URLs das páginas fossem encaminhados. De acordo com o despacho do juiz, o procedimento foi realizado e mesmo assim a decisão não foi cumprida.