Ao mesmo tempo em que será investigada pelo Ministério Público Federal por cancelar quase meio milhão de poupanças em 2012, e inflar seu lucro com os recursos dessas contas, a Caixa enfrenta uma situação insólita: lidera o ranking do Banco Central de queixas de clientes que tentam encerrar suas contas e não conseguem. De 2012 para 2013, o número de reclamações contra o banco por problemas no encerramento de contas quase quadruplicou (alta de 290%). No ano passado, houve 210 queixas, 142 das quais de clientes que não conseguiram encerrar o relacionamento com o banco. Em 2012, das 54 reclamações sobre encerramento de conta, 39 foram pela mesma frustração.
Os protestos em relação ao encerramento das contas representam 4,5% do total de todas as "reclamações procedentes" (4.673) contabilizadas pelo BC contra a Caixa no ano passado. A autoridade reguladora apenas registra as queixas nas quais se constata que o banco descumpriu alguma norma do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.