O Minicurso “Identidades afro-diaspóricas na literatura cubana”, promovido pelo Projeto de Extensão Dinamizando o Ensino da Língua Espanhola, do Departamento de Letras e Artes (DLA), tem como objetivos: divulgar a literatura negra cubana escrita por mulheres; refletir, a partir do texto literário, sobre as estratégias e os movimentos de resistências e reexistência de pessoas negras; e identificar como a literatura pode favorecer a construção/desconstrução das identidades afro-diaspóricas.
O curso, destinado a estudantes e professores de Letras e ministrado pela professora visitante do DLA e doutoranda Josane Silva Souza, terá como foco a leitura de quatro livros da autora Teresa Cárdenas (Contos de Olófi, Mãe Sereia, Cachorro Velho e Cartas para minha mãe), seguida de análise das obras com uso de metodologias participativas.
Teresa Cárdenas Angulo (Cárdenas, Cuba, 1970) é escritora, atriz, contadora de histórias e trabalhadora social, além de participar da Asociación de Escritores de la Unión de Escritores y Artistas de Cuba. Recebeu numerosos prêmios que a certifica como uma das vozes mais relevantes da literatura para o público infanto-juvenil cubano, entre os que se destacam: Cartas al Cielo, Premio David, 1997; Premio de la Asociación Hermanos Saíz, 1997; Premio Nacional de la Crítica Literaria, 2000. Publicado em Cuba, Canadá, Estados Unidos, Suécia e Brasil, pela Editora Pallas. Sua motivação para tornar-se escritora veio ainda na infância, quando começou a ler e ficou frustrada com a ausência de personagens negras nos livros infantis. Ganhou o Premio Casa de las Américas de 2005 com o romance Perro Viejo. O minicurso é proposto considerando a importância dessa escritora e de sua literatura.
Inscrições: de 8 a 22 de fevereiro de 2021
Período: de 05 a 26 de março, às sextas-feiras
Horário: das 14 às 18h
Carga Horária: 16 horas
Para mais informações, acesse o edital.