O programa Saúde na Hora amplia o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde nas Unidades de Saúde da Família com horário estendido, o que vem facilitando para as pessoas que muitas vezes chegam tarde dos seus serviços e não têm tempo suficiente de fazer suas consultas e outros procedimentos.
A Unidade de Saúde Dr. Jaquisson II de Deus em São João do Panelinha foi a primeira a ser contemplada em 2020, em seguida o PSF Dr. Aníbal Cavalcante em Leoventura e logo depois o PSF Luís Pereira de Castro.
Esse Programa é uma extensão do horário de atendimento da unidade do período de 16:00h às 22:00hr com atendimento médico e assistência dos funcionários no período noturno.
Entretanto, a Secretaria de Saúde intensificou esses atendimentos do Saúde na Hora e lançou mutirões nas unidades e o primeiro aconteceu em São João do Panelinha no PSF Dr. Jaquisson de Deus I no Bairro Novo e na noite dessa quarta feira (29) foi a vez do PSF Euvaldo Maia da Praça da Lagoa Cidade Alta em Camacã.
O vice-prefeito Rai de Panelinha, a esposa Márcia Moraes, o Secretário de Saúde João Pio e a Coordenadora de Atenção Básica Aline Sena estiveram acompanhado as ações. Essa ação contou também com a participação de alunos do curso de Técnico em Enfermagem.
Foram oferecidos Aferição Pressão Arterial, Teste de Glicemia, Teste COVID, Teste Rápido, Citologia, ECG, Consulta Odontologia, Vacinação adulto e criança, Avaliação para Pequena Cirurgia, Avaliação Úlceras e encaminhamento para Centro de feridas e outros procedimentos
“Essa ideia visa levar a saúde para aquelas pessoas que ao saírem do trabalho, e outras ocupações, não tem a oportunidade de buscar atendimento médico e realizar seus exames, nossa intenção é disponibilizar no horário da noite justamente para que elas tenham acesso aos atendimentos”, explicou o secretário.
.
Fonte: ASCOM
Edição: Wellington Brito